top of page
  • Writer's pictureAna María Vázquez-Catoni

Reduzir, Reutilizar e Reduzir o Plástico


Ilustradora: Lily Padula

Todas as atuais notícias sobre a poluição causada por plástico tornaram-se sufocantes.


No entanto, não devemos nos sentir desesperadxs diante desta situação.


A verdade é que há muitas maneiras de ajudar a aliviar o problema, que vão além de apenas pesquisar no Google "centros de reciclagem perto de mim" e acumular um monte de plástico que provavelmente vai acabar em um aterro sanitário. Há uma razão para que, nos famosos Três Rs, reduzir seja o primeiro.


Por isso, vou listar quatro maneiras fáceis de começar a reduzir o uso de plástico em sua casa (e economizar dinheiro ao mesmo tempo).


1) Em primeiro lugar, adquira TUDO reutilizável.


Isso significa abolir as garrafas plásticas e adquirir uma garrafa reutilizável (de preferência de aço inoxidável). Esqueça os copos de café de isopor e utilize uma caneca reutilizável.


E, se você realmente precisar de um canudo, há opções reutilizáveis feitas ​​de bambu e de aço inoxidável.


Atualmente, sacolas reutilizáveis ​​são vendidas em quase todos os lugares. Provavelmente, você já utiliza todos esses itens diariamente.


E, para as mulheres, coletores menstruais e absorventes reutilizáveis ​​são uma ótima alternativa para economizar dinheiro.


2) VISITE o mercado de produtores locais (se houver um por perto).


Há muitas vantagens em um mercado de produtores: alimentos frescos cultivados localmente, você apoia os agricultores familiares, você aprende de onde vem sua comida...


E quase não há embalagem envolvida.


Ao contrário do que acontece nos supermercados, os produtos não são embalados ou ensacados em plástico, o que se torna uma ocasião perfeita para utilizar uma sacola reutilizável.


3) Se você não tem acesso a um mercado de produtores locais, COMPRE A GRANEL.


Ao comprar a granel, você reduz o desperdício de embalagens, especialmente se você se limitar a comprar produtos que vêm em embalagens que podem ser recicladas posteriormente, como plásticos ou papelão específicos.


De acordo com a EPA, recipientes e embalagens constituem uma parte significativa dos resíduos sólidos urbanos, especificamente 77,9 milhões de toneladas geradas em 2015.


Existem guias que podem te ajudar a localizar as lojas mais próximas que comercializam alimentos a granel. E, dependendo do produto, você pode economizar dinheiro comprando a granel.


4) Por fim, FAÇA SEUS próprios produtos de limpeza.


Você pode diminuir o consumo de plástico provenientes de produtos de limpeza enquanto economiza dinheiro.


Há muitas fontes com receitas de produtos de limpeza que levam ingredientes baratos, como vinagre branco e bicarbonato de sódio.


Este artigo foi traduzido pela colaboradora de WAGS, Kézia Reis.

Você pode encontrar esse artigo em inglês e espanhol.

35 views

Recent Posts

See All
bottom of page